Clique aqui e envie sua mensagem

Suplementação nas águas aliado ao máximo potencial produtivo na fazenda.

Suplementação nas águas aliado ao máximo potencial produtivo na fazenda.

Suplementação nas águas aliado ao máximo potencial produtivo na fazenda.

Suplementação nas águas aliado ao máximo potencial produtivo na fazenda.

Ao contrário do período da seca, animais em pastejo durante as águas, normalmente, alcançam ganhos de peso médios superiores a 400 g/animal/dia. Nessa situação, qualquer tentativa de suplementação deve ser, exaustivamente, analisada em termos da meta a ser alcançada dentro de um determinado sistema de produção de carne. 

Entretanto, apesar do aparente alto custo do ganho adicional a ser obtido com a suplementação das águas (entre 100 a 200 g por animal/dia), isto vai resultar em uma redução no período de engorda do animal, quer seja em pasto ou em confinamento, com possíveis retornos econômicos. 

A suplementação nas águas pode ser feita com o uso de um sal protéico ou de um concentrado protéico-energético, com ofertas entre 2,5 a 3 g/kg de PV/animal/dia, o que pode adicionar cerca de 200 g no ganho normal da época de chuva. 

Essa, portanto é uma fase em que devemos buscar o máximo de potencial produtivo na fazenda, com um plano nutricional criterioso, ou seja,  iniciar a suplementação nas águas.

Mas será que podemos aproveitar ainda mais essa época do ano? É possível potencializar o ganho de peso dos animais?

Com toda a certeza, a suplementação nas águas melhora os índices zootécnicos, e promove uma redução na permanência dos animais no pasto, além de favorecer a terminação e primeiro partos de forma precoce. 

No entanto, os suplementos devem ser analisados de acordo com o perfil dos animais, do sistema de produção e do pasto, pois a recomendação incorreta pode comprometer os resultados esperados.

Por: Dra. Natália R. Cesaretto

Fonte: Embrapa/Premix

Compartilhe:

Posts Relacionados

Exportação atinge 168,103 mil toneladas em janeiro

No Brasil, as exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada renderam US$ 757,885 milhões em janeiro (19 dias úteis), com média diária de US$ 39,888 milhões, de acordo com […]

Leia mais   +

Ciclo pecuário: preços melhores do boi gordo no segundo semestre

Apesar de um início de ano com estabilidade nas cotações, há sinais positivos para os pecuaristas. Para o mercado do boi gordo está previsto melhoria nos preços a partir do […]

Leia mais   +

Cadastre-se e receba novidades
da Nutribov em seu e-mail